sexta-feira, 17 de outubro de 2008

“Livro Viajante” estimula leitura e espalha esperança

Guarulhos, SP... [ASN] Um livro deixado num banco de uma praça pode parecer esquecimento de algum leitor distraído, mas por trás do aparente descuido está um ato intencional de estímulo a leitura e principalmente por uma literatura que traz conforto e esperança. A idéia, que começa a ser implantada esta semana na cidade de Guarulhos, SP, recebeu nome de “Livro Viajante” e será expandida para outras cidades do estado.

O projeto, elaborado pelo professor Edmar Ferreira, do Colégio Adventista de Gopoúva, vai além do compartilhamento das obras. Cada “Livro Viajante” recebe um adesivo com um código e instruções para que o leitor entre no site (www.livroviajante.com.br ) e faça o registro. Lá, o internauta tem acesso a uma lista com nomes de pessoas que já leram o livro e seus respectivos contatos e fica sabendo por quais lugares a obra já circulou.

O professor acredita que as visitas ao site criam uma espécie de comunidade dos leitores do “Livro Viajante”, com várias possibilidades de se formar novas amizades e trocas de informações. “A própria curiosidade natural das pessoas irá contribuir para que os registros dos livros sejam efetuados na internet”, afirmou o professor Edmar Ferreira.

“Sou grátis. Não estou perdido, estou viajando!”. Mensagens como esta vão fixadas nas capas das publicações indicando a procedência dos livros. Qualquer pessoa pode participar do projeto, basta fazer o cadastro da obra no site e, em seguida, deixá-lo em algum lugar público para que ele "viaje" pela cidade.

O projeto “Livro Viajante” ganhou força após o lançamento do “Impacto Esperança”, evento da Igreja Adventista que distribuiu 21 milhões de revistas na América do Sul sobre a volta de Jesus. Com a inspiração e o apoio da Igreja, o “Livro Viajante” se tornou um forte aliado na difusão das mensagens de esperança, com o diferencial da rede de relacionamento proporcionada pelo site.

Para fortalecer essa característica missionária, o projeto recebeu recentemente uma doação do departamento de publicações da sede administrativa da Igreja Adventista para o Vale do Paraíba, que se transformou no parceiro oficial do “Livro Viajante”. Cerca de 300 exemplares do livro "Esperança para Viver", da escritora Ellen G. White, foram distribuídos para que os alunos do Colégio Adventista de Gopoúva realizem essa atividade nos bairros da cidade. Outras escolas do município e do estado também participarão do projeto. Está programado o lançamento do programa em vários colégios da região. [Equipe ASN – Sandro Ferreira]

São Paulo

www.esperanca.com.br
Contato:
Sandro Ferreira
Guarulhos