sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Pérola Negra Que Combate a Diarréia

Lembro-me com saudades de minha infância passada numa pequena cidade do interior do Paraná - Wenceslau Brás. A casa onde eu morava tinha uma árvore frondosa, tipo médio da jabuticabeira, com tronco liso, casca lisa e flores brancas em feixes muito perfumados.


Gostava era de ver a grande quantidade de frutos pequenos, arredondados, muito doces, com cascas que variavam de verde, vermelho, até roxo-negro, que crescem pregadas ao tronco, cobrindo-o e subindo pelos galhos. É um alimento fácil dos pássaros famintos.

Eu subia no tronco bifurcado e ficava admirando e saboreando esta frutinha doce, rompendo-se com facilidade com uma leve mordida, deixando escapar sua suculenta e esbranquiçada polpa de sabor muito agradável.

Minha mãe Aparecida, de saudosa memória, aconselhava a ingestão do primeiro fruto com a casca, para evitar prisão de ventre, hábito que conservo até hoje. A jabuticabeira é uma árvore brasileira muito comum no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Seu nome científico é Myrcia jabuticaba cauliflora Berg e pertence à família Myrtaceae, a mesma do camu-camu, jambo e goiaba. Existindo outras espécies: myrciaria jabuticaba, jabuticaba murta, paulista-açu e Sabará.

Possui sais minerais, micronutrientes, vitaminas, fibras e tanino.

As vitaminas são: B 1 (tiamina), que dá energia para o Cérebro. É raro existir uma pessoa que não necessite de tiamina. Se você consome alimentos cozidos, precisa mais de tiamina, pois 50% desta vitamina são eliminadas pelo cozimento. Com a idade, o organismo humano não consegue metabolizá-lo. Quem tem miocardiopatia (relacionada ao consumo alcoólico) deve usar mais a vitamina B 1, para evitar doenças cardíacas. A vitamina B 2 (riboflavina) é uma varredora de radicais livres.

A vitamina B 2 restringe o dano causado por um infarto ou ataque cardíaco, protegendo os glóbulos vermelhos. A deficiência pode levá-lo ao risco de morte prematura. Possui vitamina C (ácido ascórbico), cada vez mais documentada por evidências científicas, pois reforça a defesa imunológica.

Nos casos de câncer, ajuda no bloqueio da função da nitrosamina, um agente cancerígeno.

Pesquisas comprovam que o ácido ascórbico previne o câncer de cólon, bexiga, endométrio e esôfago. Possui os seguintes minerais: cálcio; útil no combate à osteoporose e fortalecimento dos ossos e dentes; fósforo, que ativa o cérebro e evita o stress; e ferro, necessário para combater a anemia, principalmente em crianças e grávidas.

A película que separa a polpa da casca é muito aproveitada na medicina alternativa para o tratamento de asma e bronquite.

O chá das cascas da jabuticaba é sem sombra de dúvida, excelente para combater diarréias e disenterias, devido às taninos em sua composição.

A frutificação leva de 30 a 50 anos, dando uma produção de 80 caixas de 40 litros por planta anualmente. É ótimo consumi-la ao natural, na forma de geléias, sucos e sorvetes.

Valor energético em 100 g da fruta: 43 calorias.

Nota: Este texto é parte integrante do livro AS SENSACIONAIS 50 FRUTAS CAMPEÃES DE SAÚDE de LELINGTON LOBO FRANCO, EDITORA LOBO FRANCO

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...