segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Adventismo 3

Grupos...

Depois Conferência de Albany em 1845, onde 61 delegados compareceram, foi organizada a Associação Milenial Americana (American Millennial Association). Todavia não foi possível uma concordância doutrinária e nos subsequentes anos foram formando denominações dissidentes da Associação Milenial Americana.

Adventistas Dominicais

  • Igreja Evangélica Adventista (Evangelical Adventist Church) - organizada em 1845, é a instituição herdeira da Associação Milenial Americana. Acredita na consciência da alma após a morte e que os justos ressucitarão primeiro, depois haverá um julgamento dos ímpios e a condenação desses no fogo eterno. Virtualmente extiguiu-se nos Estados Unidos depois de 1916.
  • Igreja Cristã do Advento (Advent Christian Church) - acredita na imortalidade condicional da alma e na aniquilação dos ímpios.
  • União do Advento e Vida (Life and Advent Union) - fundada por George Storrs em 1863, uniu-se com a Igreja Cristã do Advento em 1964.

Adventistas Sabatinos

  • Igreja Adventista do Sétimo Dia Das Igrejas Adventistas é a maior. Hoje ela tem igrejas em quase todos os países do mundo (em 2002 eram 236 países). Seus membros em todo o mundo, ao mesmo tempo, estudam semanalmente as mesmas Lições da Bíblia. É muito conhecida por suas obras assistenciais (ASA), escolas de todos os níveis, hospitais, clínicas médicas, asilos. As rádios e TVs Novo Tempo com suas programações variadas sobre educação, família, saúde, assuntos doutrinários e músicas evangélicas. Possuem inúmeros conjuntos musicais dentre os quais o que é considerado uma instituição, que em 2012 completará 50 anos, são os (Arautos do Rei), quarteto da Voz da Profecia. Possui várias editoras (em 2002 eram 56), chamadas Casas Publicadoras em vários países. Sua doutrina fundamental é baseada no "santuário terrestre". O ritual do santuário terrestre aponta diretamente o que Cristo fez enquanto estava aqui, como homem, na Terra e o que hoje faz no santuário celestial (Hebreus 9 e 10). Creem que a salvação de todos os salvos, tanto os do velho quanto os do novo testamento é concretizada apenas pela graça, jamais através da lei (II Timoteo 1:9). Entendem que os 10 Mandamentos, escritos pelo próprio dedo de Deus (Êxodo 31:18) estão ainda em vigor, inclusive o que fala para as pessoas guardarem o sábado do sétimo dia. (Êxodo 20:1-17) Diferente do que muitos pensam, os adventistas do sétimo dia aceitam somente a Bíblia como sua regra de fé. Os escritos de Ellen White nunca são consideradados uma segunda Bíblia ou um complemento dela, pois ela nunca acrescentou nada à Bíblia, apenas esclarece pontos da palavra sagrada. "Adventistas" porque creem no advento de Cristo. "Sétimo Dia" porque guardam o sábado, o sétimo dia da semana, dia em que Deus descansou, abençoou e santificou no Édem (Gênises 2:1-3) antes do pecado. Possuem em seu credo 28 doutrinas fundamentais, entre elas a da Trindade e o batismo por imersão nas águas. Vários escritores evangélicos, não adventistas, a descrevem como uma igreja evangélica, não uma seita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...