segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

IGREJA ADVENTISTA ASSISTE VITIMADOS POR TERREMOTO EM COSTA RICA

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em Costa Rica prosseguem na avaliação dos danos infligidos por um terremoto de magnitude 6,1 que atingiu a parte norte desse país da América Central dia 8 de janeiro.

Dirigentes denominacionais não indicaram quaisquer mortos entre os membros da Igreja, mas disseram que estão ainda tentando dar conta de todos os membros locais e avaliando os danos, à medida que as estradas se tornam mais acessíveis para transitar.

O terremoto teve epicentro a cerca de 30 km a nordeste de San José, a capital nacional, perto do Parque Nacional do Vulcão Poas, e deixou dezenas de desaparecidos e milhares sem água, eletricidade e serviço telefônico, relataram oficiais regionais.

“A situação é muito angustiosa”, declarou Roberto Romero, diretor da ADRA em Costa Rica. “O terremoto atingiu uma área montanhosa com poucos habitantes e lares, contudo, cerca de 42 pequenas comunidades desapareceram completamente — agora parecem cidades-fantasma.

Relatórios indicam que os adventistas perderam suas casas, declarou Marlon Moodie, secretário executivo e diretor de comunicação para a Igreja na região sul da América Central. A Universidade Adventista em Alajuela teve o seu templo, biblioteca, refeitório e edifício da escola de engenharia danificados, ele disse.

A região da Missão do Norte, em Costa Rica, que supervisiona mais de 55 igrejas, foi a mais fortemente atingida, declarou Moodie.

Como parte dos esforços de socorro, cerca de 20 jovens cadetes médicos adventistas de San José ofereceram assistência médica no dia seguinte ao terremoto, informou Romero. Dezenas de jovens adventistas também se apresentaram como voluntários junto à Comissão Nacional de Emergência para dar assistência aos esforços de resgate e operações de ajuda após o terremoto, ele aduziu.

A ADRA de Costa Rica prossegue coordenando-se junto a igrejas adventistas locais para reunir alimentos para distribuição em centros designados pelo governo, declarou Romero.

A ADRA também respondeu no final do último dezembro a chuvas torrenciais que afetaram a costa oriental da Costa Rica, inundando áreas na Província de Limn, destruindo casa e isolando mais de 100 comunidades. A organização propiciou cestas de alimentos de emergência para mais de 570 residentes que lutavam para recuperar-se após as piores precipitações de chuva em mais de 60 anos.

Há cerca de 60.000 adventistas do sétimo dia que adoram a Deus em 173 congregações na Costa Rica.

------------------------------------------------------------------
Fonte: ADVIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...