sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Enchentes

No final do dia 18 de Junho o nível dos rios Mundaú e Paraíba começa a aumentar. O que parecia ser mais uma cheia se transformou numa enchente de enormes proporções.
 
No Estado de Alagoas, quatro municípios decretaram situação de emergência, e 15, estado de calamidade pública. No Estado de Pernambuco, 27 decretaram situação de emergência e 12 estão em estado de calamidade pública.

Em Alagoas, foram destruídas ou danificadas 19.164 casas, além de 200 quilômetros de estradas. Pernambuco teve 4.478 quilômetros de estradas danificados, 142 pontes destruídas e 14.136 casas destruídas ou danificadas.

Em relação aos dados da população atingida pelos desastres, em Alagoas são 26.618 mil desabrigados, 47.897 mil desalojados e 37 óbitos; em Pernambuco: 26.966 mil desabrigados, 55.643 mil desalojados, e 20 mortes. O número elevado de óbitos e de pessoas desabrigadas revela a proporção da tragédia.

Sabedores de que Deus não fará por nós aquilo que podemos realizar faremos bem em refletir: De que maneira podemos trabalhar preventivamente a fim de evitar algumas dessas tragédias ou pelo menos minorar as suas conseqüências? Como podemos ajudar os menos favorecidos, antes e após o ocorrido?

Certamente uma contribuição importante, além da ajuda material e financeira é levar esperança. Repartir a certeza de que, apesar da tristeza, “nada poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:35-39).

Quando tudo o mais nos falta, resta-nos ainda a presença confortadora do Espírito Santo e a certeza da ressurreição para aqueles que escolheram confiar em Deus.

Fonte: agências de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...