terça-feira, 18 de agosto de 2009

O MOVIMENTO DO DEUS-AJUDA OU AUTO-AJUDA DO ALTO

“O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” -- Salmo 121:2

Confesso que me incomodo com a quantidade de volumes e o espaço dedicado à seção sobre auto-ajuda nas livrarias. No entanto, como nunca me interessei por esse gênero, imaginava que a moda já tinha passado, até me deparar com uma notícia recente.

Um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos, o Los Angeles Times (26/7/08), publicou uma reportagem sob o título: “Autores Americanos Vêem Seus Livros Sobre Auto-ajuda Desaparecer das Livrarias – no Brasil”.

O mercado espiritualista e de auto-ajuda continua crescendo nos Estados Unidos, segundo o jornal, sendo que em 2007, passou de 600 milhões de dólares. Mas aparentemente o fenômeno continua ainda mais forte em terras tupiniquins, onde alguns títulos que nunca entraram para a lista dos best-sellers na terra do tio Sam, têm se tornado um sucesso.

Como definiu Ed René Kivitz, “o movimento da auto-ajuda proclama que você tem em seu interior todos os recursos de que precisa para obter sucesso, a concretização de seus objetivos, felicidade e qualquer outra coisa necessária para desfrutar uma vida completa”.

Mas nem todo mundo acha que as respostas para os problemas existenciais são encontradas em livros de auto-ajuda. Muitos críticos têm apontado razões para sermos cuidadosos e criteriosos quanto a essa literatura:


Esses livros iludem oferecendo respostas fáceis para problemas humanos difíceis.

O leitor acha que pode resolver sozinho todos os problemas. Esse é um pensamento egocêntrico infundado, já que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas precisam buscar nos grupos as respostas para os problemas sociais.

Os livros reforçam uma cultura individualista, criando um ciclo vicioso e mantendo as boas vendas dessas obras.

Existe ainda um problema filosófico: se a pessoa teve que buscar ajuda em um livro escrito por outra pessoa, não é auto-ajuda.

O movimento de auto-ajuda tornou-se um negócio de 8,5 bilhões de dólares, só nos Estados Unidos.

O maior problema, no entanto, é que existe uma sugestão viciante no movimento de auto-ajuda. Se você não superar o problema, a culpa é sua. Os seus pensamentos não foram positivos o suficiente. A solução? Mais livros, CDs, seminários, etc.

Curiosamente, o primeiro livro considerado do gênero de auto-ajuda, escrito por Samuel Smiles, em 1959, que tem como título “Self-Help” [Auto-Ajuda], começa o primeiro capítulo dizendo que “o Céu ajuda aqueles que se ajudam”.

A preocupação desde o princípio em saber como se tornar uma pessoa melhor e ter uma vida melhor parece reconhecer que existe uma interação com o sobrenatural, com Deus, nesse processo, mesmo que essa idéia seja colocada de lado no desenvolvimento dos conceitos pela maioria dos autores. Então o foco torna-se o próprio ser humano e o seu interior.

Não me leve a mal e nem sinta-se ofendido, mas se você pensa que a sua natureza é tão boa que você pode encontrar ajuda em si mesmo, sinceramente, talvez você não esteja sendo tão transparente à frente do espelho. Nas tendências naturais do ser humano, não há poder para reverter as situações caóticas da humanidade.

A Bíblia, no entanto, pode nos oferecer um caminho mais lógico e mais coerente nesse sentido. Ela diz que o sucesso do ser humano não está no seu próprio esforço mas no reconhecimento da dependência do poder de Deus.

O Salmo 59:16 e 17 diz: “Eu, porém, cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria a Tua misericórdia; pois Tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia. A Ti, força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia.”

A Bíblia mostra que a origem da ajuda, do refúgio é Deus. Mas vai além ao afirmar que neste sentido essa fonte é exclusiva. “Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens” (Deuteronômio. 33:26).

Curiosamente a Bíblia já previa essa tendência, que não é moderna e nem pós-moderna, de buscar a valorização do ser humano e de pensar que nele encontram-se todas as respostas. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3:5 e 6).

Diante de uma situação mundial tão instável e uma busca sedenta por respostas para os problemas existenciais, está na hora de criar o Movimento Eliezer (que significa, em hebraico, “Deus ajuda”) para mostrar para as pessoas a Fonte de Sabedoria, gratuita, individual e eficaz: Deus.

Entre as muitas frases de Deus-ajuda, esta me traz muito conforto: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10).

Por: Marcelo E. C. Dias, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Artur Nogueira. Formado em teologia e administração de empresas. Concluiu o seu MBA na Califórnia, Estados Unidos, em 2003.
Publicado na revista Destaque Empresarial.

______________________________________
FONTE: Blog Crescimento da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...