terça-feira, 11 de novembro de 2008

SOZINHO, NUNCA!

Do Senhor é a salvação, e sobre o Teu povo, a Tua bênção. Sal. 3:8.

Deviam ser duas horas da madrugada quando o guia passou despertando o grupo. Era o grande dia. Eu havia me preparado durante várias semanas para aquele momento. Jovem ainda, acalentara em meu coração o sonho de um dia escalar o monte Sinai. Agora era o momento de tornar o meu sonho realidade.

A reunião inicial foi ao pé do monte Horebe. Havia muito movimento naquela madrugada fria de janeiro. Os beduínos ofereciam o aluguel de um camelo por dez dólares. "Para quê?", pensei comigo mesmo, "estou preparado para chegar ao topo da montanha, sem ajuda." Porém, a realidade era outra. Uma hora mais tarde, dolorosamente, descobri a minha incapacidade.

No início, tudo ia bem. Os camelos subiam em ziguezague, fazendo o caminho mais longo, e eu escalava, em linha reta, obtendo bastante vantagem sobre o grupo. Algum tempo depois, comecei a sentir os estragos do cansaço. Olhava para cima, e via cada vez mais distante a silhueta do monte recortada contra a lua esplendorosa daquela madrugada. Enquanto isso, os camelos iam me deixando para trás, um a um, transportando o grupo.

Minha situação era deprimente. Contudo, recusava-me a pedir ajuda. Quase sem forças, teimava na minha escalada solitária. O que podia fazer? Tinha que chegar ao topo da montanha; afinal, eu era o líder espiritual do grupo. Lutei. Esforcei-me. Tentei chegar sozinho, mas não consegui. Sem forças, exausto e até envergonhado, aceitei humildemente ser carregado por um camelo.

Contemplar o amanhecer do Sinai foi uma das experiências mais fascinantes da minha vida. Fora naquela montanha que Deus escrevera os eternos princípios de Sua lei. Ao longo da minha vida eu tentara, muitas vezes, como naquela madrugada, viver sozinho à altura desses elevados princípios. Quanto mais tentava, tanto mais longe do ideal me via. Até que um dia, derrotado, exausto e impotente, entendi que só poderia alcançar o ideal almejado com a ajuda do Cristo maravilhoso de todos os tempos. Precisava deixar-me levar por Ele. Sem Ele, não há cristianismo. Sem Ele, não há vida, nem justiça, nem santidade.

O esforço humano, a disciplina própria, o autocontrole são areia movediça, enganosa e traiçoeira. Só "do Senhor é a salvação, e sobre o Teu povo, a Tua bênção".
--------------------------------------------------------------
(Extraído da Meditação Matinal Janelas para a Vida, de Alejandro Bullón, do dia 11 de janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...