segunda-feira, 18 de julho de 2011

Adventismo 2

Origens...

A fundação do adventismo está associada a um período de efervescência religiosa nos Estados Unidos no final do século XVIII e primeira metade do século XIX, no nordeste dos Estados Unidos. Deste modo, o surgimento das Sociedades Bíblicas, o não conformismo com o sistema religioso estabelecido, reuniões de reavivamento (revivals), o estilo evangelístico e proselitista de religião permitiram o surgimento do movimento baseado na interpretação das profecias do Livro de Daniel 7 e 8 por Guilherme Miller e outros líderes religiosos estabelecendo o fim do mundo e o retorno de Jesus Cristo para 1843 e depois para 1844.
Pessoas de várias denominações religiosas aderiram a este movimento religioso, embora o mesmo não tivesse uma organização eclesiástica formal, e tivesse pessoas das mais diferentes vertentes protestantes. Após o que ficou conhecido como O Grande Desapontamento, o grupo se dispersou em outros menores. Alguns destes grupos permaneceram marcando datas posteriores para o retorno de Cristo. Outros não demonstraram interesse algum por religião instituída. Alguns voltaram para suas denominações de origem e se desculparam com os líderes, que em muitos casos, os haviam expulsado um pouco antes.[1][2][3]
Depois de uma reavaliação dos estudos de Miller, alguns desses grupos menores persistiram nas profecias mas com uma nova interpretação ao retorno de Cristo, surgindo grupos como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Igrejas de Deus Adventistas e a Igreja Cristã do Advento [4]. Em comum retiveram o senso da iminência da volta de Jesus Cristo.

FONTE

sábado, 16 de julho de 2011

Adventismo 1

Nota: "Adventista", também é comumente usado como uma abreviação para Adventista do Sétimo Dia.
Adventismo é uma religião cristã iniciada no século XIX, dentro do contexto do Segundo Grande Reavivamento dos Estados Unidos. O nome refere-se a crença na iminente segunda vinda de Jesus à Terra. O movimento começou com Guilherme Miller, cujos seguidores ficaram conhecidos como Mileritas. O Adventimo surgiu após a interpretação bíblica de Guilherme Miller de que as profecias da Bíblia se cumpririam na década de 1840. Hoje, a maior igreja dentro do movimento é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A família de igrejas adventistas são consideradas hoje como protestantes conservadoras. Embora tenham muito em comum, a teologia delas difere no que diz respeito ao estado inscociente (ou consciente) dos mortos, ao castigo dos ímpios ser aniquilação ou tormento eterno, a natureza da imortalidade, a ressurreição dos ímpios e a divergência se o santuário de Daniel 8 se refere ao que está no céu ou na terra. O movimento encoraja ao exame das Escrituras, e por elas entendem que devem observar o sábado.

 FONTE

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Igreja Adventista do Sétimo Dia na Wiki

Você já teve a curiosidade de ler a definição da Igreja Adventista do Sétimo dia na Wikipedia???



A Igreja Adventista do Sétimo dia é uma denominação cristã[3][4], que se distingue pela observância do sábado[5], o sétimo dia da semana judaico-cristã (sabbath) e por sua ênfase na iminente segunda vinda de Jesus Cristo.[6] A igreja surgiu a partir do Movimento Milerita nos Estados Unidos, durante a primeira metade do século XIX, sendo formalmente criada em 1863.[7] Entre seus fundadores está Ellen White[8], cujos escritos são tidos pelos adventistas como inspirados por Deus.[9]
Em maio de 2007, os adventistas eram o décimo segundo maior corpo religioso do mundo[10] e o sexto maior movimento religioso internacional.[11] A Igreja Adventista do Sétimo Dia é também a oitava maior organização internacional de cristãos do planeta.[12] A igreja Adventista no mundo é regida por uma Conferência Geral, com pequenas regiões administradas por Divisões, Uniões e Associações e Missões locais. Possui atualmente cerca de 17 milhões de membros[13], está presente em mais de 200 países e territórios e é etnicamente e culturalmente diversificada [1]. No Brasil existem cerca de 1,6 milhões de membros[1].
Grande parte da teologia dos Adventistas do Sétimo Dia corresponde aos ensinamentos protestantes tradicionais como a Trindade[14][15][16], a Infalibilidade bíblica[17], a justificação pela fé[18], a salvação por meio da graça[19], o nascimento virginal de Jesus, Seu sacrifício substituto na cruz, Sua ressurreição, ascensão e segunda vinda e o batismo por imersão. Os Adventistas também possuem ensinamentos distintos de outras denominações protestantes como o estado inconsciente dos mortos e a doutrina de um juízo investigativo ocorrendo atualmente no céu. A igreja também é conhecida por sua ênfase na alimentação salutar e na mensagem de saúde, por sua compreensão indivisível de corpo, mente e alma, pela promoção dos princípios morais e pelo estilo de vida conservador.
A igreja opera numerosas escolas, universidades, hospitais, clínicas médicas móveis, programas de Televisão, abrigos, orfanatos, asilos, fábricas de alimentos naturais e editoras em todo o mundo, bem como uma proeminente organização de ajuda humanitária conhecida como Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais.[20]


LEIA MAIS

domingo, 10 de julho de 2011

A grande Esperança



Esse livro é parte de uma grande campanha desenvolvida nos últimos anos em favor da esperança. É uma seleção de 11 capítulos curtos, simples, mas provocativos. Discutem algumas das questões que mais interessam a todos nós, como: o porquê do sofrimento, a verdadeira paz, a vida após a morte e a vitória final do amor de Deus. A boa notícia é que há uma luz no fim. E essa luz está chegando até nós, para iluminar o nosso caminho.

FONTE

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como deixar de fumar

Não importa quão convincente sejam todos os fatos que depõem contra o hábito de fumar, as pessoas não necessitam meramente de fatos e estatísticas, mas de um programa que as ajude a abandonar o fumo.
O desejo de deixar de fumar é bom, mas muitos cometem o erro de confundir o simples desejo com a força de vontade. Além do desejo de abandonar o fumo, é preciso transformar a força de vontade em ação positiva  e eficaz.

Cremos que a melhor maneira de deixar de fumar é fazê-lo de uma vez, e não aos poucos. A razão: È melhor Ter alguns dias penosos, mas ficar livre de vícios, do que prolongar o sofrimento por semanas e meses. A tortura demorada não é agradável. Pode-se resolver essa questão com maior rapidez e facilidade do que muitos supõem. Pretendemos ajudá-lo a vencer a avidez pelo fumo o mais depressa possível – isto é, em apenas cinco dias.

Depois de deixar de fumar, a parte mais difícil ocorre nos três primeiros dias, mas no fim de cinco dias a  maioria dos indivíduos verificam que a avidez é bem mais suave ou desapareceu por completo. Resista durante dez dias, e será vitorioso! Diga para si mesmo:

“ Resolvi deixar de fumar! “ Continue a repetir as palavras dessa decisão através do dia todo, desde quando abrir os olhos, pela manhã, até o último bocejo, á noite. Faça-o, porém, com toda a sinceridade. Repetindo a decisão: “ Resolvi deixar de fumar”, muitas pessoas descobrem dentro de si mesmas positiva e crescente resistência contra a avidez física pelo fumo.

Agora mesmo é o momento em que você deve aceitar plenamente o fato de que sua maneira de pensar e o modo de usar a força de vontade têm um efeito real e imediato sobre a avidez do corpo pelo fumo. Lembre-se por todos os modos dessa relação fundamental entre a mente e o corpo, pois você pode utilizar este princípio para romper com o hábito de fumar. Cada dia, ao decidir com mais veemência: “ Resolvi deixar de fumar”, lembre-se de que esta vigorosa decisão positiva exerce um efeito imediato sobre a avidez física de fumar – a  tal ponto que em muitas pessoas ela é debilitada de modo imediato e perceptível. Mediante o uso correto da força de vontade, não só é possível abrandar a avidez, mas – melhor ainda – colocar gradualmente os hábitos sob o domínio da razão.

Durante os períodos de grande anseio de fumar, olhe para o relógio. Observe o ponteiro dos segundos dar uma volta ao redor do mostrador. Por mais forte que seja o anseio, certamente você pode deixar de fumar durante sessenta segundos. Decorrido um minuto, você resiste naturalmente durante mais um. Note, porém,  outra coisa: quando houver passado o terceiro minuto, você descobrirá que o anseio atingiu o ponto culminante e começou a diminuir. Será necessário empregar toda a força de vontade disponível, mas cada hora e cada dia adicionais aumentarão a determinação e a força de vontade da pessoa. Sugerimos algumas regras que devem ser postas fielmente em prática, para superar os momentos em que  a avidez de fumar é mais intensa e para adotar um novo sistema de vida.
  1. 1. Água por Fora
Tome um banho morno duas ou três vezes por dia, durante quinze a vinte minutos. Relaxe-se. Se julgar que não agüenta mais sem fumar, pule de volta para a banheira ou chuveiro. É dificílimo fumar debaixo de um chuveiro aberto.

Experimente além disso um outro método de relaxação: a fricção com luva fria. Conhecida no setor da reabilitação médica como um exercício vascular, ela será benéfica para os nervos excitados, ativará a circulação e lhe dará uma agradável sensação de bem-estar.

Proceda da seguinte maneira: Primeiro, levante-se de manhã alguns  minutos mais cedo que nos outros dias. Segundo, no banheiro aquecido, encha uma bacia com  água tépida ou fresca. Terceiro, mergulhe um pano na água, e torça-o completamente, para que não fique gotejando. Quarto, friccione fortemente um braço, até que a pele comece a ruborizar-se. Continue a friccionar até que apareça a almejada coloração rósea, denotando um aumento da circulação periférica. Nalgumas pessoas, isto requer ás vezes considerável fricção, o que indica em geral que os vasos sangüíneos da periferia ou superfície são um tanto morosos em dilatar-se. Entretanto, a mesma fricção aplicada na manhã seguinte, fará provavelmente com que tais vasos se dilatem muito mais depressa.

Use água cada vez mais fria de manhã cedo, a fim de obter maior efeito tônico. Mas não procure abranger o corpo todo com a fricção fria, na primeira manhã. Na Segunda vez poderá ser abrangido o segundo braço, além do primeiro. Na terceira manhã a seqüência poderá consistir nestas partes :  braço esquerdo, braço direito, tórax. Na quarta manhã também podem ser friccionadas as pernas, de maneira que seja abrangido todo o corpo. Algumas pessoas de índole espartana chegam até a lançar uma porção de cubos de gelo na água usada para fricção.
Uma vigorosa fricção com luva fria ajuda a pessoa a sentir-se bem mais animada e desperta, sem estimular o anseio de dar outra baforada.
  1. 2. Água por Dentro
Beba seis a oito copos de água entre as refeições. Anote-os, se for necessário. Quanto mais líquidos puder ingerir, tanto mais depressa será eliminada a nicotina acumulada no organismo. Não tome bebidas alcoólicas – nem mesmo cerveja ou vinho.

A pessoa mediana talvez não compreenda a importância de tomar água em abundância para o apropriado funcionamento do corpo. O cérebro, por exemplo consiste em aproximadamente 75% de água. O sistema nervoso não pode funcionar devidamente sem líquidos adequados. A água é essencial não só para ajudar o organismo para auxiliar as pessoas a manter os nervos sob controle.

Eis aqui, portanto, um programa á base de água, para os próximos dias: De manhã cedo, ao levantar, procure beber um ou dois copos de água morna. No  começo, talvez, a quantidade terá de ser pequena, até o estômago se acostumar. Adote, porém, o hábito de beber água logo depois de levantar-se da cama. Mais tarde, tome dois copos de água entre o desjejum e o almoço, e dois á tarde. Isto dará um total de seis copos por dia.
Esses seis copos de água, além de sucos de frutas frescas, podem dar aos rins a “impressão” de que o Natal e Ano Novo chegaram ambos no mesmo dia. Com efeito, talvez você chegue até a vascolejar um pouco ao andar. Aumentando, porém, consideravelmente a ingestão de líquidos durante as primeiras 24 horas, será muito fácil dominar a avidez de fumar. Depois desse período de tempo, pode-se reduzir a quantidade de água ingerida, mas deve-se continuar tomando sucos de frutas em abundância.

3. Importância da Regularidade
Descanse o suficiente durante esses cinco dias, mantenha horas regulares para as refeições, vá para a cama á mesma hora todos os dias ( não lhe fará Mal dedicar oito horas ao sono ) . Abstenha-se de tresnoitar durante esses cinco dias, e procure por todos os meios conservar sua energia nervosa.
Faça planos para retirar-se a descansar u pouco mais cedo que de costume, esta noite. Dê um bom descanso aos nervos. A fadiga em todas as suas formas é inimiga da vontade.

4. Não Fique Sentado Depois das Refeições
Após as refeições, saia de casa, caminhe e respire profundamente durante quinze minutos a meia hora. Neste período você experimentará os desejos mais fortes de fumar.

Até agora você havia tido o hábito de tomar uma refeição abundante, atirando-se em seguida na poltrona predileta, para fumar, ler o jornal e assistir á televisão. Neste momento, sua poltrona predileta se converte numa dupla armadilha, pois, está saturada com o odor de mil cigarros do passado e constitui uma parte de um hábito estabelecido. Sentando-se ali, rodeado pelo odor penetrante que emana do sofá, das cortinas e do tapete, você não tem motivo para estranhar que o desejo de fumar retorne com violência.

Levante-se da mesa e vá trabalhar em suas atividade predileta, ou faça um passeio.
Calcula-se que as células do cérebro requerem cinco vezes mais oxigênio que qualquer outra parte do corpo. È natural deduzir, portanto, que reduzindo a quantidade de oxigênio á disposição do cérebro, estorvando certas funções mentais. Não é lógico supor também que essa redução das funções mentais por falta de oxigênio prejudique igualmente o exercício da força de vontade, tão essencial para resistir á avidez de fumar ?
As investigações médicas indicam que as zonas frontais do cérebro, as quais geralmente são as primeiras a serem afetadas pela falta de oxigênio, estão intimamente relacionadas com a força de vontade, a razão e o juízo. Por conseguinte, nos próximos dias, em que a força de vontade e os nervos firmes são tão importantes, decida tomar tempo adicional para conseguir abundante quantidade de oxigênio, especialmente após as refeições.

5. Cuidado com o que Você Bebe!
Não beba álcool, chá, café ou bebidas gasosas á base de cola. Procure evitar todos os calmantes e estimulantes a fim de fortalecer as reservas nervosas o mais depressa possível. Use leite ou iogurte. Se desejar uma bebida quente, tome um preparado á base de cereais.
 
Muitos fumantes, enquanto procuram vencer o hábito de fumar, dobram a ingestão diária de café, sem se aperceberem de que isto tende a aumentar de maneira explosiva a avidez pelo fumo. Além do hábito estabelecido que relaciona uma xícara de café com o cigarro, a cafeína estimula os nervos. O que menos você necessita é de tensão nervosa adicional. Deve Ter o alvo de manter-se bem calmo.

Outro notório inimigo da força de vontade é o álcool. Em todas as suas formas, ataca os centros cerebrais da razão, da força de vontade e do raciocínio. Por este motivo, confira-lhe durante os próximos dias a duvidosa honra de ser nomeado “Inimigo Pessoal Número Um “ .
6. Não Coma Nesta Mesa !
È Fácil de distinguir a pessoa que fuma demasiado, pois toda a sua comida é muito condimentada. Também usa muita carne, molhos, alimentos fritos e de difícil digestão, o que quase torna impossível que deixe de fumar.
A razão por que os fumantes usam especiarias fortes é que o fumo amortece as papilas gustativas, fazendo com que eles requeiram, portanto, condimentos fortes para estimular os sentidos adormecidos. Quando deixam de fumar, as papilas gustativas começam a despertar de sua prolongada anestesia, e proclamam assombrosas melhoras no saber dos alimentos preparados pela esposa. Isto requer, porém,  outra manifestação de força de vontade: A pessoa deve dizer: “ Resolvi não comer demasiado “.

Procure por todos os meios facilitar a tarefa durante estes cinco dias, evitando o uso de tais condimentos como pimenta, molhos picantes, mostarda, rábano, etc. Lembre-se de que é melhor não comer o que parece “ quente “ quando frio.

Durante este cinco dias, evite os bifes mal passados e toda a espécie de alimentos fritos e gordurosos. Conceda ao corpo as melhores possibilidades de recuperar-se por meio do uso de alimentos simples, preparados da maneira mais natural possível. Algumas pessoas  descobrem que um bife mal passado e muito condimentado é em si mesmo suficiente para estimular fortes  desejos de fumar
Abstenha-se também de sobremesas muito substanciosas e açucaradas. No açúcar branco, refinado, não há cálcio, fósforo, ferro e vitamina B1. O corpo necessita desta vitaminas para queimar o açúcar do sangue. Sucede, portanto, que quando a pessoa consome quantidades excessivas de açúcar, suas reservas de vitamina B1 – a qual deveria estar reforçando os nervos – são usadas constantemente para queimar o excesso de açúcar no sangue, tornando assim os nervos demasiado sensível e irritáveis.

7. Em Vez Disso, Como Aquilo
Em suas refeições, consuma tanto quanto desejar de frutas, cereais, verduras e nozes. Ingira abundantemente frutas frescas. É melhor não misturar frutas e verduras na mesma refeição. Não coma nada entre as refeições. E se insiste em mascar goma, assegure-se de que não contenha açúcar.

Uma das razões que certos indivíduos apresentam para não deixar de fumar é que isto contribui para que aumentem de peso. Perguntam alguns: “ O que é pior – engordar demais, ou correr os riscos que resultam de fumar ? “
Durante os primeiros dias, não se preocupe como problema do excesso de peso. A quantidade adicional de água que você está bebendo pode causar um aumento de alguns quilos, mas é essencial para ajudá-lo a desvencilhar-se da nicotina existente em seu organismo.
Não resta dúvida de que o problema do excesso de peso realmente é importante. Durante estes cinco dias, você terá feito, porém, maior progresso do que supõe, para resolvê-lo. Sua força de vontade foi robustecida continuamente, auxiliando-o a evitar muitas coisas prejudiciais. Pode agora converter-se em uma arma valiosa em sua batalha contra o excesso de peso. A maioria das pessoas podem controlar seu peso com maior facilidade do que conseguem controlar o hábito de fumar. Não se preocupe, portanto. Estamos dispostos a oferecer-lhe algumas sugestões valiosas acerca de como manter o peso normal.

Eis aqui um plano simples que o ajudará a perder peso. È um programa sólido que dará bom resultado:
O objetivo é perder meio quilo de peso por semana. Isto constitui uma boa média. Naturalmente, a pedra é menor do que num programa “ de choque “ , mas evitará que você pareça um espantalho ou uma ameixa seca. As deficiências nutritivas são muito mais raras. A tensão imposta ao organismo é menor.
O programa começa com um bom desjejum. È neste sentido que muita gente erra. Omite o desjejum, e durante o resto do dia procuram continuamente conseguir o alimento que deixaram de obter. Chegam até a comer entre as refeições, o que é desastroso para qualquer programa de controle de peso. Não se pode comer entre as refeições e controlar o peso.

As pessoas tomam ás vezes só duas refeições por dia, mas escolhem mal as que decidem tomar. Tomam uma refeição leve ao meio-dia e um verdadeiro banquete á noite. Procure fazer com que a refeição da noite seja a mais leve de todas. Reduza o consumo de líquidos a quatro copos, e use sal só para preparar a  comida, e nada na mesa. Reduza todas as suas porções em um terço. Diminua ou elimine o consumo de  alimentos fritos, molhos substanciosos e sobremesas. Use goma de mascar sem açúcar; ou melhor, nada.

8. As Vitaminas Adicionais Ajudam
Para conseguir quantidades adicionais de vitaminas, especialmente as do complexo B, que auxiliam os nervos ao serem privados da nicotina, tome em cada refeição uma ou duas colheradas de germe de trigo. Como substituto do germe de trigo, use uma ou duas colheradas por dia de lêvedo de cerveja seco, o qual é outra boa fonte de vitamina B e também de proteínas de excelente qualidade.

9. As Panacéias Podem Decepcionar
Comprimidos especiais ou outros recursos para deixar de fumar podem ser benéficos. Alguns confiam implicitamente neles, mas outros não parecem obter qualquer proveito em usá-los. Talvez você queira experimentar alguns deles. Se os seus nervos começam a protestar demasiado contra o processo de renunciar ao fumo, sinta-se livre para consultar seu próprio médico, o qual poderá indicar-lhe um tranqüilizante suave para ser usado por um ou dois dias. Sempre vale a pena consultar o médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento.


10. A Ajuda Divina Nunca Decepciona

A parte mais importante deste programa é pedir o auxílio de Deus. Se antes você nunca orou, agora é a ocasião de aprender a fazê-lo. O Céu ajudará  a qualquer homem ou mulher que realmente deseje deixar de fumar. Coloque sua vontade do lado de Deus, e será invencível. Nunca poderá falhar tendo a Deus como aliado.
Agora, uma palavra de advertência. Se você deixa de exercitar a força de vontade e se torna descuidado em sues hábitos de comer, beber, trabalhar e dormir, suas barreiras de proteção irão caindo de maneira lenta, mas segura. Não se esqueça de que debaixo da superfície se encontra um vício neuromuscular e psicológico que pouco tempo atrás estava bem estabelecido e que dum momento para o outro pode desencadear um violento ataque de incontrolável desejo de fumar.

Mantenha-se vigilante. Seu dever agora consiste em estabelecer o hábito de não fumar tão firmemente como antes havia estabelecido o hábito de fumar. Recorde que isto levará tempo, mas é perfeitamente possível.
Dr. J.W MCFARLAND

Co-autor do plano “Como Deixar de Fumar em 5 Dias”

Por US$ 1, máquina de casamento dá a benção e fornece as alianças


Você está passeando pelo shopping com sua namorad@ e se depara com uma máquina grande, rosa, com alguns botões e uma imagem de Jesus Cristo no topo. De súbito, você se vira a pessoa amada e declara: “Amor, vamos casar?” Após a reposta positiva, os dois olham em direção à máquina, pressionam o botão 1 e ouvem as sagradas palavras do matrimônio. Em questão de minutos a máquina ejeta duas alianças de plástico e uma certidão de casamento. Utopia? Talvez, mas quaaaase realidade.

A empresa Concept Shed desenvolveu um protótipo chamado Auto Wed (algo como casamento automático). A máquina, se um dia for produzida em larga escala, permitirá que milhares de pessoas casem, mesmo que de brincadeira, em qualquer lugar, pelo valor equivalente a US$ 1.

Alguns procedimentos básicos são necessários para que a Auto Wed concretize o matrimônio: escolher o tipo de casamento desejado (a máquina permite união hétero, gay, lésbica e afetiva); digitar o nome dos noivos e escutar o sermão do “padre”. Ah, claro, trocar as alianças de plástico também é fundamental…
Não está à venda, assim, deliberadamente, mas de acordo com o site da Concept Shed, se você pedir, eles produzem uma máquina dessas sob medida.

E você? O que acha?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vida sexual + relacionamento sério = satisfação

Segundo estudo do sociólogo Anthony Paik, da Universidade de Iowa, casais que esperam o relacionamento ficar mais sério para iniciar a vida sexual desenvolvem relação de maior qualidade. Paik entrevistou 642 adultos e investigou a qualidade de seus relacionamentos. Fez perguntas como: Qual o nível de intimidade? Planos para o futuro? Quanto ama o parceiro? Como seria a vida sem o parceiro? Também perguntou em que estágio do relacionamento tiveram a primeira relação sexual. Aqueles que esperaram até a relação ficar mais séria foram os que reportaram os maiores níveis de satisfação. Pela interpretação que Paik dá aos resultados de sua pesquisa, parece que ele não entendeu direito algo bem simples: as pessoas querem compromisso e vínculo amoroso. Ninguém gosta de se sentir usado (na verdade, o sexo casual e a iniciação sexual precoce têm levado muitos jovens à depressão e à baixa autoestima). E em que contexto é possível desenvolver relação séria, de compromisso, doação e amor? No casamento, evidentemente. Portanto, a equação é bem simples: casamento abençoado + vida sexual sadia = satisfação e qualidade de vida. O que foge disso sempre traz consequências indesejáveis. Para o criacionista bíblico, o casamento é uma das duas instituições sagradas criadas no Jardim do Éden.[MB]

FONTE

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pais influenciam comportamento sexual das filhas

“Quando se trata de garotas e suas decisões sexuais, a influência paterna realmente é importante”, afirma o escritor Bruce J. Ellis, da Universidade do Arizona, em uma publicação universitária. Ellis e outros pesquisadores analisaram 59 pares de irmãs em famílias onde os pais se separaram e o pai foi embora de casa e 42 pares de irmãs de famílias onde os pais continuavam juntos. Os pesquisadores descobriram que meninas que viveram em ambiente com pais com boas habilidades paternas eram menos propensas a desenvolver um comportamento sexual arriscado. Enquanto que as meninas que viveram com pais com pouca habilidade mostravam um comportamento sexual mais arriscado. “Descobrimos que não importava o quanto cada filha tinha vivido ao lado do pai, e sim o que o pai fazia enquanto estava presente”, afirma Ellis.

O estudo observou ainda que no caso das irmãs de pais divorciados, a mais velha passava uma média de sete anos a mais vivendo com o pai do que a irmã mais nova.

Comportamento sexual de risco inclui fazer sexo sem camisinha, ter vários parceiros sexuais, fazer sexo enquanto estava alcoolizada ou drogada e ficar grávida antes dos 19 anos.

(Delas Filhos)

Nota: É lamentável ver tanta gente se tornando pai/mãe sem a compreensão da real responsabilidade da paternidade. Não é justo, por um simples capricho (ou descuido) dos genitores, serem trazidas ao mundo pessoas que terão que viver num lar (quando o têm) sem estrutura, com pais incapazes de assumir seus deveres. Para ser pai/mãe, as pessoas deveriam, no mínimo, estudar um pouco sobre o assunto. Há bons livros sobre condução da família e educação de filhos, e eu recomendo pelo menos dois: O Lar Adventista e Orientação da Criança, ambos de Ellen White.[MB]

FONTE